noticia_936549_img1_coach1-2.jpg

Psiquiatria Clínica

A psiquiatria clínica é a área da medicina que estuda fenômenos mentais e comportamentais a fim de compreender e tratar transtornos mentais e promover medidas para o bem da saúde mental .   O psiquiatra trata quadros como depressão, transtornos de ansiedade generalizada, síndrome do pânico, fobias, transtorno bipolar, insônia e quadros psicóticos.

Atualmente, depressão e transtornos de ansiedade são umas das principais causas de incapacidade no Brasil e no mundo. Isso significa que as pessoas que sofrem com esses transtornos têm suas vidas pessoais e profissionais intensamente prejudicadas. 

O psiquiatra integra várias áreas do conhecimento, como fisiologia, psicopatologia e farmacologia para compreender o quadro de cada paciente. A escuta atenta, análise do contexto de vida e histórico médico de cada indivíduo é essencial para o psiquiatra entender a demanda de cada paciente, fazer um diagnóstico correto e planejar o tratamento. 

As medidas terapêuticas propostas por um psiquiatra  pode envolver o uso de medicações, psicoterapia, propostas de mudanças de hábitos de vida, estabelecimento de rede de apoio e trabalho em conjunto com outros profissionais.