TOC - você realmente sabe o que é?

Você já deve ter ouvido ou falado algo como "Fulano tem TOC" para se referir a uma pessoa que tem algum hábito que chama atenção. Mas será que realmente tem usado o termo de forma adequada?


A sigla significa transtorno obsessivo-compulsivo.


As obsessões são pensamentos. O indivíduo apresenta ideais e sensações desagradáveis, normalmente contrárias ao que a pessoa racionalmente deseja ou acredita. Um paciente com TOC pode ter pensamentos, por exemplo, de agressividade contra outra pessoa. Pensamentos obsessivos com conteúdo sexual, de contaminação ou impureza, e de cunho religioso também são frequentes.


Compulsões são comportamentos, normalmente ações repetitivas. Os comportamentos podem variar de ações como lavagem excessiva das mãos a rituais mentais como fazer contagens em silêncio ou murmurando. O indivíduo com TOC muitas vezes realiza as compulsões como forma de aliviar a angústia gerada pelos pensamentos obsessivos.


Uma pessoa, por exemplo, com um pensamento obsessivo que deixou a porta de casa destrancada, pode ter um desconforto grande a ponto de voltar para conferir mesmo quando já está a caminho do trabalho. Essa atitude isoladamente não significa necessariamente um comportamento patológico. No entanto, a pessoa com TOC despende grande quantidade de tempo - no mínimo 1 hora por dia - nessas atividades ou então apresenta prejuízo em suas tarefas, importante sofrimento psicológico e impacto em sua vida por causa desses pensamentos e comportamentos.


Além disso, as pessoas que sofrem com o transtorno obsessivo-compulsivo frequentemente apresentam outros transtornos mentais, como depressão e transtorno de pânico.

O tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo envolve várias medidas, como o uso de medicamentos e psicoterapia.


Caso você conheça alguém que apresente um quadro semelhante ao descrito, oriente a seu familiar ou amigo a procurar ajuda profissional de um psiquiatra a fim de fazer a correta avaliação do quadro.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo