unnamed-2.jpg

Psiquiatria Geriátrica

Segundo dados do IBGE, no Brasil a população com mais de 60 anos já é de cerca de 30 milhões de pessoas.  A psiquiatria geriátrica oferece um olhar especial para a saúde mental dos indivíduos dessa população em crescimento.

O psiquiatra especialista em idosos trata de quadros também muito presentes na população mais jovem, como depressão, transtornos de ansiedade e insônia. No entanto, tanto os sintomas quanto a condução dos quadros têm suas peculiaridades nessa faixa etária .  O Psicogeriatra também lida com quadros demenciais, como a doença de Alzheimer, e alterações de comportamento ligados a outras doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson. A avaliação e planejamento terapêutico de pessoas idosas precisa considerar o momento da vida do paciente e eventos como a  aposentadoria, o ninho vazio e luto. Além disso, um olhar criterioso para o histórico médico, como a presença já de outros problemas de saúde e uso de diversos medicamentos. 

O trabalho do psiquiatra com idosos precisa manter sempre uma visão integral da saúde do idoso. Para isso, frequentemente é necessário a articulação com outras especialidades médicas e profissionais de saúde para abordar todos aspectos de seu bem estar físico e psicossocial.