Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, conhecido como TDAH, não afeta apenas crianças. Adultos também podem apresentar TDAH e terem dificuldades em várias áreas da vida, como profissional e familiar, por causa do quadro.
Indivíduos com TDAH podem apresentar diversas queixas - por exemplo, dificuldade de cumprir prazos, prejuízo acadêmico, não conseguir se manter muito tempo em um emprego, perder objetos frequentemente, falar demais e interromper outras pessoas, não conseguir permanecer sentado por muito tempo, problemas com uso de álcool e drogas.
Mas é importante que os sintomas sejam avaliados com cuidado para diferenciar de outros transtornos com manifestações parecidas ou para identificar comorbidades - isto é, se o paciente tem outro transtorno mental além do TDAH. O tratamento do TDAH começa com a educação do paciente sobre seu quadro e envolve tanto uso de medicamentos como psicoterapia. O tratamento de eventuais comorbidades psiquiátricas e clínicas também é importante para a boa evolução e melhora da qualidade de vida do paciente.